Logotipo
ABA_tratamento_autismo
ABA_tratamento_autismo

ABA - Análise Comportamental Aplicada

A Análise Comportamental Aplicada (Applied Behavior Analysis – ABA) é um termo do Behaviorismo Radical desenvolvido por B. F. Skinner. A princípio, ela observa, analisa e explica a associação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem.

Com mais de 30 anos de pesquisa contínua, o método tem como característica principal,  estratégias altamente individualizadas. Ou seja, não existe um conjunto de regras ou aplicações específicas. Ao passo que é envolvendo o ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias, a criança irá adquirir independência e melhorar sua qualidade de vida. 

Com a finalidade de maximizar o potencial de cada indivíduo, a ABA leva em consideração a individualidade e identifica a maneira mais eficiente para ensinar. Por este motivo, é muito importante que todo o processo seja construído tanto com base em estratégia quanto com resultados mensuráveis.


A Prática da Análise Comportamental Aplicada

Sob o mesmo ponto de vista, a Análise Comportamental Aplicada é colocada em prática através de programas e intervenções no ambiente da criança, isto é, em seu espaço natural. Visto que é desta forma que o aprendizado é construído e o comportamento modificado de maneira eficaz.

Levando em consideração as características da ABA, sua aplicação é muito utilizada para desenvolver o ensino da linguagem e formas de comunicação. A princípio, o modo como falamos e o que falamos estão relacionados com o contexto em que fomos ensinados e as respostas que foram reforçadas. Em síntese, podemos analisar a linguagem e desenvolver maneiras de mudar comportamentos, podendo assim, ensinar a qualquer indivíduo, novas formas de comunicação.

Sendo os sistemas de comunicação pré-requisitos para o aprendizado de novas habilidades, é de extrema importância o desenvolvimento de uma linguagem verbal ou não verbal. 

Por que a Análise Comportamental Aplicada (ABA)?

Assim, posto que os resultados são baseados em evidências científicas, pesquisas mostram que a Análise do Comportamento Aplicada é a forma de intervenção mais bem-sucedida para crianças com algum desenvolvimento atípico. 

Em resumo, ABA é a aplicação de uma ciência e não uma técnica ou um método. Dessa forma, seus resultados são baseados em evidências científicas e dados de pesquisas. Entretanto, a Análise Comportamental Aplicada é feita de maneira individualizada, levando em consideração a singularidade de cada indivíduo.

Por fim, diferentes estudos mostraram que a maioria significativa das crianças que passaram por intervenções em ABA de modo intensivo, conseguiram atingir uma melhora considerável, tornando ABA  a intervenção mais bem-sucedida para crianças com desenvolvimento atípico, especialmente Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Mais sobre a ABA

ABA - Tratamento baseado em evidência científica - Grupo Conduzir

Certificação

Certificação – Behavior Analyst Certification Board®, Inc. (BACB®)
Como a certificação BACB® está implementada no Grupo Conduzir?

Grupo Conduzir ® Todos os direitos reservados | Feito com ♥ por CRIAH