
26 fevereiro de 2021
A partir do DSM – V (2014) o Transtorno do Espectro Autista (TEA) se manifesta no período de desenvolvimento da primeira infância, apresentando prejuízos nas áreas de reciprocidade socioemocional, comportamentos comunicativos e padrões de comportamentos restritos e repetitivos. O autismo é avaliado por níveis de gravidade, se referindo ao comprometimento apresentado por um indivíduo. O Autismo severo é considerado como nível 3, necessitando de muito apoio substancial.
As características do Autismo Severo são: déficits graves nas habilidades de comunicação social verbal e não verbal apresentando falas inteligíveis ou de poucas palavras. Limitação em iniciar interações sociais, quando o fazem de maneira pouco adequada com objetivo de satisfazer suas necessidades.
Poucas respostas a interações sociais de outros, se comportando mediante a abordagens sociais diretas. Inflexibilidade de comportamentos, apresentando grande dificuldade em lidar com mudanças. Comportamentos restritos e repetitivos a certas atividades ou ações de interesse.
A Supervisora do Grupo Conduzir, Tássia Pina, explica no vídeo abaixo os principais pontos dessa discussão.
[su_youtube_advanced url=”https://youtu.be/KrOpahlCoMo” responsive=”yes” controls=”yes” autohide=”yes” showinfo=”no” rel=”no” fs=”no” theme=”light” https=”yes”]
Embora haja níveis de comprometimento do Autismo é de extrema importância salientar que toda criança é capaz de aprender e se desenvolver. A Análise do Comportamento Aplicada, também conhecida como ABA (Applied Behavior Analysis), propicia o desenvolvimento dessas habilidades através de um currículo individualizado, análise funcional entre eventos antecedentes e consequentes, redução de excessos comportamentais e delineamento das estratégias de intervenção. Produzindo ganhos duradouros e funcionais para o indivíduo.
Referências Bibliográficas: