As crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo apresentam diversas características em comum e dentre as principais, citamos:

Comprometimento das habilidades de comunicação/linguagem e dificuldade na interação social:

Atraso no desenvolvimento da fala, dificuldades para iniciar e manter uma conversa, suas frases podem conter poucas palavras e pode haver dificuldade em compreender a fala de outras pessoas. Dificuldades com regras sociais, em compartilhar interesses, pouca empatia para compreender os sentimentos de outras pessoas.

Presença de comportamentos restritos e repetitivos:

Interesses específicos, brincadeiras sem criatividade, adesão a rotinas rígidas, presença de maneirismos motores (andar na ponta dos pés, balançar o corpo).

 

Essas características, em geral, se manifestam nos primeiros anos de vida e a partir dos 2 anos já é possível perceber sinais mais visíveis, pois a criança começa a interagir de maneira diferenciada com seu ambiente social. Risos e choros inapropriados ou fora de contexto, pouco contato visual, dificuldade na linguagem e interação social prejudicada são alguns dos comportamentos que podem ser observados.

É importante dizer, que mesmo com as dificuldades apresentadas, as crianças com autismo são capazes de aprender. É possível desenvolver e aprimorar habilidades, assim como diminuir os comportamentos que causam prejuízos através de um programa de intervenção estruturado e desenvolvido especialmente para a necessidade de cada criança.

Quanto mais cedo o diagnóstico e a intervenção forem feitos, melhores os resultados obtidos com o tratamento.

O Grupo Conduzir realiza este trabalho, priorizando as necessidades de cada família, promovendo mudanças que ajudam a integrar a criança à comunidade da qual ela faz parte.