O que é BACB?

BACB é a sigla para Behavior Analyst Certification Board®, Inc. (BACB®), uma corporação sem fins lucrativos criada em 1998 para atender às necessidades de governos e consumidores de serviços de análise de comportamento do credenciamento de profissional conhecidos como Analistas do Comportamento. Os requisitos de certificação do BACB®, conteúdo do exame e procedimentos são submetidos a uma revisão periódica de acordo com os padrões internacionais para as organizações que concedem credenciais a esses profissionais. Todos os requisitos do BACB® e conteúdo do exame são estabelecidos por especialistas.

Qual a importância da certificação BACB® no tratamento do meu filho?

A certificação é muito importante, porque significa que a pessoa que trabalha com você e seu filho passou por um curso  rigoroso com supervisão intensiva para poder demonstrar habilidades para ajudar, no nosso caso, as crianças no espectro do autismo a alcançar novas habilidades enquanto diminuem comportamentos que consideramos barreiras de aprendizado. Os profissionais que possuem BCBA são obrigados a demonstrar um alto nível de compreensão dos princípios comportamentais e conceitos que não estão limitados pela nossa própria experiência clínica.

Como pai, o que eu posso exigir do profissional, clínica ou instituição que trabalha com meu filho para garantir que haja um profissional certificado pelo BACB® garantindo a qualidade da intervenção em ABA?

Em primeiro lugar, não apenas os pais, mas também médicos, planos de saúde e quaisquer outros interessados podem solicitar os seguintes documentos aos profissionais que trabalham com ABA: certificados de especialização, mestrado ou doutorado em Análise do Comportamento nacionais ou internacionais, comprovante de número de horas trabalhando sob a supervisão de um Analista do Comportamento e, principalmente, atestado do profissional certificado pelo BACB® responsável pelo profissional ou clínicas (que pode ser verificado se está em situação regular diretamente no site: www.bacb.com).


Importante que haja uma carta de recomendação do profissional que possui a certificação BACB® atestando que as supervisões acontecem de forma constante caracterizando, assim, sua responsabilidade pelas intervenções.
Os profissionais certificados pelo BACB® são obrigados a garantir que esteja ocorrendo o maior benefício para o paciente, medindo e questionando seus supervisionados. Se os dados mostrarem que a abordagem não está funcionando, o Analista do Comportamento é obrigado a rever sua intervenção para garantir a correção de seu procedimento. Temos o privilégio de trabalhar com pessoas que precisam de nossa ajuda, mas também temos a obrigação de respeitar a ciência sólida que existe atrás de nós.

Como a certificação BACB® está implementada no Grupo Conduzir?

Desde a fundação do Grupo Conduzir (outubro de 2012), os supervisores denominados internamente como sênior possuem supervisões com profissionais certificados pelo BACB®. A partir do crescimento intenso dos profissionais no Brasil que alegam praticar “terapia ABA” sem a cerificação adequada e, consequentemente, o número de crianças e famílias passando por intervenções sem qualquer eficácia cientifica, outros passos se fizeram necessários.
Dessa forma, a partir do ano de 2017, além de garantir que dois de nossos supervisores seniores iniciassem o curso preparatório nos EUA para o exame da certificação BACB®, o Grupo Conduzir fechou a contratação com a clínica Concept Connections situada de Dallas, EUA com o objetivo de oficializar a todos os consumidores (pais, médicos, governo e planos de saúde) a adequação imediata à certificação BACB®.


Concept Connections

Concept Connections

Behavior Analyst Certification Board®, Inc. (BACB®)

Behavior Analyst Certification Board®, Inc. (BACB®)

NCAA

Acreditação

Os programas de certificação BACB®, BCaBA®, e RBT® são credenciados pela National Commission for Certifying Agencies in Washington, DC. NCCA que é o órgão de acreditação do Institute for Credentialing Excellence.