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Crianças com o Autismo

Características de crianças com autismo

As crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem apresentar diversas características em comum, muitas vezes em diferentes níveis. Separamos os principais traços e suas particularidades.

Comprometimento das habilidades de comunicação/linguagem e dificuldade na interação social:

Crianças com TEA podem possuir atraso no desenvolvimento da fala ou para iniciar e manter uma conversa, utilizando assim frases com poucas palavras. Podem também apresentar dificuldade em compreender a fala de outras pessoas. Além de dificuldades com regras sociais, não possuem facilidade para compartilhar interesses e demonstram pouca empatia para compreender os sentimentos de outras pessoas.

Presença de comportamentos restritos e repetitivos:

Crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo costumam apresentar interesses em temas específicos e adesão a rotinas rígidas. Muitas também apresentam maneirismos motores (andar na ponta dos pés, balançar o corpo entre outros).

Essas características, em geral, se manifestam nos primeiros anos de vida. A partir dos 2 anos já é possível perceber sinais mais visíveis, pois a criança começa a interagir de maneira diferenciada com seu ambiente social. Risos e choros inapropriados ou fora de contexto, pouco contato visual, dificuldade na linguagem e interação social prejudicada são alguns dos comportamentos que podem ser observados.

É importante dizer, que mesmo com as dificuldades apresentadas, as crianças com autismo são capazes de aprender. É possível desenvolver e aprimorar habilidades, assim como diminuir os comportamentos que causam prejuízos. Programas de intervenção estruturados e desenvolvidos especialmente para a necessidade de cada criança podem trazer mais independência e qualidade de vida.  

Quanto mais cedo o diagnóstico e a intervenção forem feitos, melhores os resultados obtidos com o tratamento.

O Grupo Conduzir realiza este trabalho, priorizando as necessidades de cada família, promovendo mudanças que ajudam a integrar a criança à comunidade.

Autismo e ABA

ABA é a aplicação de uma ciência e a intervenção mais bem-sucedida para crianças com desenvolvimento atípico, especialmente Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Os programas de intervenção comportamental para crianças com TEA devem possuir características essenciais para a efetividade do tratamento. Dentre estas características estão:

– Início do tratamento, o quanto antes for possível, no desenvolvimento infantil, com potencial benefício para crianças de todas as idades. 

– Avaliações periódicas para medir evolução das habilidades e dificuldades do paciente. 

– Intervenção 5 dias por semana, de 30 a 40 horas semanais, por um mínimo de 1 a 2 anos, com possível prolongamento do tratamento. 

– Equipe de profissionais qualificados como terapeutas ABA, por meio de certificações e com supervisão e educação continuada. 

– Uso de atividades estruturadas e repetidas com atenção individualizada; inclusão da família para psicoeducação e treinamento de pais e cuidadores.

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