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Psicopedagogia vs TEA

Você já ouviu falar sobre a psicopedagogia? Essa é uma área relativamente nova e que vem ganhando destaque no trabalho multidisciplinar para crianças com Autismo.

A psicopedagogia consiste em um saber científico que une, principalmente, os conhecimentos da psicologia e da pedagogia. Contudo, é uma área bastante multidisciplinar, que abarca também conhecimentos da neurologia, psicolinguística e antropologia, dentre outras disciplinas.

O psicopedagogo busca entender a maneira como o ser humano assimila e processa as informações, construindo assim, seus conhecimentos. Ele é responsável, portanto, pelo estudo dos processos do aprender humano em várias fases da vida, seja em crianças, adolescentes ou em adultos.

No seu âmbito de ofício, o objetivo do psicopedagogo é identificar problemas — como dificuldades, distúrbios ou transtornos — bem como aplicar métodos para que uma pessoa tenha um melhor desempenho, desenvolvendo ações de prevenção ou de correção desses problemas.

Dessa forma, se tratando do Autismo e especificamente de seu processo escolar, sabe-se que este processo ainda é um grande desafio. Neste sentido, o psicopedagogo com o conhecimento baseado na Analise do Comportamento Aplicada e alinhado com o Analista do Comportamento responsável pelo caso, poderá traçar novos caminhos afim de que este processo seja menos dificultoso ao aluno.

Assim, com base em pesquisas científicas comprovadas, poderá propor estratégias de ensino que minimizem as dificuldades aumentando com o isso o seu repertório de aprendizagem, garantindo uma maior motivação e generalização de suas aprendizagens.

Pro fim, outro aspecto fundamental é sua contribuição ao processo de inclusão escolar, ao propor recursos e estratégias para adaptação curricular e para estruturação de um Plano de Ensino Individualizado que respeite e viabilize condições para que a sua aprendizagem transcorra com maior eficiência.

 

Karen Marconato
Psicopedagoga do Grupo Conduzir

 

Referências:

BOSSA, N.A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MARINOTTI, M. Psicopedagogia Comportamental. Sobre Comportamento e Cognição: A prática da análise do comportamento e da terapia cognitivo-comportamental. vol 2. Ed.ARBytes, São Paulo. 1997.

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