A técnica Aprendizagem Sem Erro

A técnica Aprendizagem Sem Erro

  • Grupo Conduzir admin
  • 15 de agosto de 2017
  • Autismo

A técnica aprendizagem sem erro tornou-se conhecida através da divulgação do livro “Teaching Language to Children with Autism or other Developmental Disabilities” (Ensinando linguagem para crianças com autismo e outros problemas do desenvolvimento) de Mark Sundberg e James Partington. Além do livro, pesquisadores como Vincent Carbone também participaram da ampla divulgação da técnica de Aprendizagem Sem Erro, através da aplicação de práticas no campo do Comportamento Verbal.

Como aplicar a técnica de Aprendizagem Sem Erro

A técnica em si consiste em promover a aquisição de uma nova habilidade através da aprendizagem sem erro, ou seja, o aplicador garante que a resposta do aluno esteja correta. Para isso ele deve garantir o nível de dica adequado para que a criança possa dar a resposta correta e consequentemente ser reforçada positivamente por isso.

Mas o que são dicas?

Todos nós recebemos dicas em nosso cotidiano para completar tarefas, por exemplo, anotar um compromisso na agenda funciona como uma dica visual para nós mesmos, ou então quando apontamos a direção para alguém que nos pede informação de um local, estamos dando uma dica visual para que aquela pessoa tenha mais chances de completar sua tarefa com sucesso. O mesmo se aplica aos procedimentos de ensino e aprendizagem.
Na técnica aprendizagem sem erro, o aplicador começa fornecendo a dica máxima e gradualmente vai retirando a dica para a mínima possível, até que o sujeito possa responder de forma independente.

Mas por que garantir a resposta correta?

Imagine você tentando aprender uma nova tarefa, qual a probabilidade de você repetir esse treino se sair-se bem já nas primeiras tentativas? Provavelmente mais altas do que se o processo de aprendizagem for penoso e cheio de erros, não é mesmo? É por isso que na aprendizagem sem erro, o sucesso nas primeiras tentativas é garantido para que o aluno se mantenha altamente motivado em continuar o treino e diminui consideravelmente as chances de fuga/esquiva da demanda em questão.

Para concluir…

A aprendizagem sem erro é uma técnica usada para o treino de aquisição de novas tarefas, porém conforme o aluno responde à demanda apresentada, é importante (esvanecer) retirar gradualmente os níveis de dica para que ele não fique dependente da mesma (espere sempre pela dica). Lembre-se de nas primeiras tentativas começar com uma dica grande e uma consequência reforçadora. O nível de dica e reforço deve sempre estar alinhado entre todos os aplicadores e a programação do esvanecimento também, e por fim, caso o aluno não responda em um dos níveis de dica, esteja preparado para voltar para um nível de dica maior.

 

Referências Bibliográficas:

  • “Ajude-nos a Aprender: Manual de Treinamento em ABA”, Kathy Lear, 2º Edição 2004.

 

*O Grupo Conduzir declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados refletem a opinião dos autores.