top of page

Autistas não são iguais

Foto do escritor: Grupo Conduzir
Grupo Conduzir
19 de fev. de 2021
2 min de leitura

Todos nós possuímos impressões digitais diferentes, características próprias, não só físicas como comportamentais também. Somos únicos, cada um a seu modo, e as pessoas com transtorno do espectro autista também.


O Autismo não define aquele indivíduo que possui o diagnóstico.


Estereótipos sobre o autismo

Quando eu falo com as pessoas que meu filho é autista, a reação costuma ser: "Nossa, então ele deve ser muito inteligente! Autistas são gênios", Ou "Ixi, então ele não gosta de abraços, né?", Ou "Sei, ele prefere ficar sozinho sem conversar com ninguém!" Ou a clássica "Igual ao Messi e Einstein"


Só para constar, Messi, até a data de hoje, nunca se declarou autista, muito pelo contrário. Einstein também, apesar dos indícios, não foi devidamente e cientificamente diagnosticado.


Cada pessoa autista é única

O fato é que meu filho, sim, tem extrema facilidade para idiomas, por exemplo, mas possui dificuldade considerável em outras áreas. Algumas pessoas com autismo possuem um grau de dependência maior e outras menor, alguns possuem deficiência intelectual e outros não.


Alguns possuem aptidões para esportes, outros para música, outros para a leitura, outros para matemática e outros não possuem um talento específico, mas superam diariamente os pequenos/grandes obstáculos, vivendo as vitórias que são invisíveis aos olhos dos que não convivem diretamente com eles.


Meu filho ama abraços apertados, desde que seja consensual. Ele não gosta é de pessoas invasivas - para ser sincera, nem eu RS.


E ele ama companhia. Às vezes precisa de um tempo sozinho, sim, mas em geral gosta de ficar perto, bem pertinho.


A importância de respeitar as particularidades

A crença de que todos os autistas são iguais é completamente equivocada.


Por isso, as adaptações curriculares, terapias, intervenções sensoriais, intervenções fonológicas... precisam ser customizadas para aquele indivíduo, levando em consideração todas as suas particularidades.


Maravilhosamente diferentes

Não somos todos iguais, somos todos maravilhosamente diferentes.


Michelle Carvalho, mãe do Enzo 💙


No Grupo Conduzir, nossa equipe multidisciplinar desenvolve intervenções individualizadas e baseadas em evidências, considerando as características, necessidades e potencialidades de cada pessoa autista.


Cada pessoa é única, e o cuidado também deve ser. Entre em contato conosco e conheça nossos atendimentos especializados.


O Grupo Conduzir declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados refletem a opinião dos autores.

   

Receba conteúdos exclusivos

bottom of page